Ações que salvam vidas!

A área da saúde coleciona histórias emocionantes de solidariedade e amor ao próximo. A doação de sangue encontra diariamente pessoas sensíveis ao tema e que, de forma sistemática ou não, doam sangue e salvam muitas vidas. Não há exagero quando falamos que o sangue doado salva vidas, isso é fato. Afinal, todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro desse elemento. Por isso, a importância de se manter sempre abastecidos os estoques por meio de doações.

Consciente dessa necessidade e por ser ativo doador de sangue, o professor do 5º ano do fundamental I, José Fogaça, da escola COOPEC de Canela – RS, aproveitou o tema sobre “sistema circulatório” para fazer uma ação e reflexão sobre a Doação de Sangue. Conforme matéria publicada no site da escola, pela assessoria de imprensa, “todo o ensino de ciências no 5º ano é norteado pelo estudo do corpo humano, desde as células até abranger todo o sistema que forma o corpo humano”. Ao trabalhar o sistema circulatório, o professor José Fogaça teve a inteligente iniciativa de associar o conhecimento científico a uma causa social, a doação de sangue, que é uma necessidade real e permanente na área da saúde.

O professor solicitou aos alunos que pesquisassem sobre o tema, que entrevistassem os pais e entendessem a respeito da importância para quem doa e para quem recebe, requisitos para a doação e outros enfoques do assunto. De posse dos dados, a tarefa foi de criar uma campanha voltada à doação de sangue, o que resultou em lindos trabalhos que temos o prazer e o privilégio de apresentar aqui, nessa matéria, em forma de álbum de fotos.

Após o trabalho, os alunos demonstraram sincero desejo de serem doadores de sangue assim que atingirem idade e requisitos para tal. Sem dúvida a ação levou a mensagem para além da sala de aula, atingindo as famílias para que se sensibilizem com o assunto.

São pessoas como o professor José Fogaça que fazem a grande diferença. Pessoas que tiveram em casa, modelos de caráter, de amor e dedicação ao próximo e optaram por seguir esse mesmo caminho. José não se contenta em ser um doador. É alguém que busca levar essa consciência adiante para que, de forma permanente, possamos seguir mantendo os estoques de sangue abastecidos, conhecendo gente de bom coração e salvando vidas.

Para saber mais sobre doação de sangue, acesse os diversos links aqui em nosso site.

Parabéns Professor José Fogaça e muito obrigado pelo seu admirável gesto!

 

Galeria de Fotos