Seja um doador de Plasma Convalescente

VOCÊ TEVE DIAGNÓSTICO CONFIRMADO DA COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS) E SINTOMAS LEVES (TOSSE, FEBRE, DOR DE GARGANTA, FALTA DE AR) OU FOI ASSINTOMÁTICO? Se sim, você é um potencial doador de plasma.

O plasma é a parte líquida do sangue e nele se encontram, dentre outras substâncias, os anticorpos, que protegem o organismo. Estudos realizados nos países que apresentaram os primeiros casos de COVID-19 mostraram a possibilidade de uso do plasma de pessoas saudáveis que tiveram infecção da forma leve para tratamento de outros pacientes que apresentam formas graves da doença. O plasma dessas pessoas que se curaram contém anticorpos contra a COVID-19 que poderiam ajudar a combater a infecção.

Pesquisas de diversos centros ao redor do mundo estão avaliando essa possibilidade, na tentativa de encontrar um tratamento eficaz contra a doença e que pode oferecer mais oportunidade de recuperação.

O Hemovita está iniciando os estudos, participando desse esforço internacional. A instituição acredita e está buscando demonstrar que o plasma de doadores curados pode ajudar na recuperação dos doentes internados em estado grave e reduzir o tempo de internação, melhorando as condições de atendimento para toda a população.

Se você tem entre 18 e 60 anos e apresentou um quadro leve ou assintomático, teve o diagnóstico

confirmado através de um exame PCR para o SARS-Cov-2 (Novo Coranvírus) e está, pelo menos, 14 dias sem sintomas, então é um potencial doador de plasma.

CRITÉRIOS PARA SER UM DOADOR DE PLASMA NO ESTUDO:

* Ser do sexo masculino

* Ter entre 18 e 60 anos

* Não apresentar sintomas da COVID-19 há, pelo menos, 14 dias

* Ter resultado de PCR positivo para SARS-Cov-2 (Novo Coronavírus)

* Estar apto, segundo os demais critérios de doação regular de sangue

Por que não será coletado plasma de doadoras do sexo feminino?

Mulheres que tiveram gestação podem raramente, desenvolver anticorpos que provocaram graves reações respiratórias nos receptores. Por isso, nesse primeiro momento, o Hemovita coletará plasma apenas de doadores masculinos.

Para doar ligue para o serviço de Aférese, aqui do Hemovita e agende a sua doação de plasma - 54 – 3028.8010. Você também pode agendar pelos nossos whatsapps: 54 9 9157 9456, ou 54 9 9249 5987. Doações em Caxias do Sul.

Após o agendamento, você fará o procedimento em duas etapas: na primeira, será feita uma

entrevista e coleta de material para exames; na segunda etapa será realizada a doação, que ocorre

em uma máquina especial que filtra e retira apenas o plasma necessário, retornando os demais

hemocomponentes para o doador. É um procedimento seguro, com materiais descartáveis e leva,

aproximadamente, 60 minutos.