Sangue e seus componentes

O sangue funciona como uma corrente de transporte - é a linha de defesa mais importante do organismo. Passa por todas as células vivas, carregando oxigênio, distribuindo os nutrientes essenciais e recebendo os resíduos para serem eliminados.

Composição sanguínea:
O sangue é composto por um líquido chamado de PLASMA, que contém células em suspensão:
- Glóbulos Vermelhos (Hemácias)
- Glóbulos Brancos (Leucócitos)
- Plaquetas

Constituição do sangue humano
O volume total de sangue de um individuo corresponde a cerca de 8% do peso corporal. Os glóbulos vermelhos do sangue constituem cerca de 45% do sangue total, o plasma cerca de 54,3% e os glóbulos brancos cerca de 0,7%.

Tipos de Sangue
- Tipo A - tem proteína A e anticorpos à proteína B.
- Tipo B - tem proteína B e anticorpos à proteína A.
- Tipo AB - têm ambas as proteínas A e B, mas nenhum dos anticorpos.
- Tipo O - não tem proteínas, mas têm ambos os anticorpos.

Glóbulos Vermelhos
Células do sangue que transportam o oxigênio. Há milhões de células numa única gota de sangue. Contém a hemoglobina, que carrega o ferro e que é responsável por fixar o oxigênio quando o sangue passa pelos pulmões.
Cada glóbulo vermelho dura em média 120 dias e depois é substituído.

Glóbulos Brancos ou Leucócitos
São maiores do que os glóbulos vermelhos e muito menos numerosos. A sua duração varia entre alguns dias a muitas semanas. Podem mudar de formato e circulam no sangue com a capacidade de passar através das paredes dos capilares para atingirem as diferentes partes do corpo.
Há várias espécies de glóbulos brancos; em conjunto formam um mecanismo de defesa móvel que protege o organismo contra infecções.

Plaquetas ou Trombócitos
Fragmento celular no sangue que contribui para a formação de coágulos sanguíneos.
Em situação de lesão em vasos sanguíneos, as plaquetas fixam-se umas às outras e às paredes do vaso lesado, formando um tampão que fecha a lesão, controlando a perda de sangue.

Plasma sanguíneo
O plasma é aquoso e amarelado, contém compostos orgânicos e inorgânicos produzidos ou consumidos no metabolismo e proteínas plasmáticas.
As proteínas plasmáticas incluem o fibrinogênio, essencial para a formação dos coágulos sanguíneos e as albuminas, importantes para regularizar a pressão osmótica do sangue. O plasma também contém anticorpos.
O sangue humano é uma substância única na natureza. A única fonte existente somos nós, seres humanos, por isso é importante a sua doação.